Salvador entra em situação de emergência por contaminação química
- eagorabahia
- há 20 horas
- 1 min de leitura
Devido à contaminação por substâncias químicas na região turística de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, a Defesa Civil nacional reconheceu a situação de emergência em Salvador.
A prefeitura declarou estado crítico por meio do Decreto nº 41.834, publicado em 8 de junho. A medida tem validade inicial de 90 dias.
Com o reconhecimento federal da situação de emergência, o município terá acesso a recursos da União destinados a ações de assistência humanitária, recuperação das áreas afetadas e mitigação dos danos causados pela contaminação.
O documento aponta que o desastre ambiental foi provocado pelo derramamento de produtos químicos de origem industrial em ambientes marinhos, fluviais, lacustres e aquíferos da região, configurando um desastre ambiental de grandes proporções.
Uma multa de R$ 50 milhões foi aplicada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) à Gerdau Aços Longos após concluir que a empresa contribuiu para a contaminação ambiental registrada na Praia de São Tomé de Paripe.
O valor corresponde ao teto máximo previsto na legislação ambiental estadual para esse tipo de infração.
A penalidade foi definida, segundo o órgão, após análise técnica e fiscalizações realizadas ao longo de 2026, com base em inspeções, coletas de amostras e relatórios laboratoriais que identificaram poluição em diferentes componentes do ecossistema marinho.
Ainda de acordo com o Inema, foram identificadas concentrações elevadas de compostos químicos e metais pesados, com destaque para o cobre, além de substâncias da série nitrogenada, como nitrato, nitrito e nitrogênio amoniacal.




Comentários